Monday, January 15, 2007

sou pobre mas limpinha......

Sabe qual a última de se viver em Barcelona?
Hoje tive uma reunião com meu coordenador de curso. Um homem de uns 40 anos no máximo, espanhol catalão e coordenador de um curso de design, detalhe, formado em Engenharia Civil.

A reunião ia muito bem, pedi para trocar de matéria no próximo cuatrimestre, não quero fazer Historia I, mas quero continuar seguindo com Historia II e gostaria de acrescentar Tecnologia: “vale, vale, no hay problema.” De repente, já nem me lembro porque, começamos a conversar sobre design, mestrado e doutorado. Disse que minha tese de investigação de final de curso poderia me valer como ingresso em um doutorado na Espanha.

Eu, obviamente, contente, porque nestes últimos meses não faço mais nada que buscar emprego e estudar, sempre recebendo um: “Lo siento, no tienes permiso de trabajo.” Já estava ficando completamente cheia de ser estrangeira e até cheguei a sonhar com bife a milanesa feito pela minha mãe, com minha cama no Brasil e as cores do verão. E por um breve, mas muito breve momento, na reunião com meu coordenador, estava me sentindo um pouco mais valorizada por estar do outro lado do continente investindo em minha careira.

Definidamente, alegria de pobre que gasta em euro dura menos que em real e com conhecimento de causa sabia que o homem espanhol catalão, de uns 40 anos e engenheiro acabariam com meu dia! Começou a me explicar o porquê de eu ainda não ter conseguido arrumar emprego em design, é que eu não escrevia nada em castellano e que deveria falar e se vender corretamente para o mercado europeu, ou seja, eu era informal demais e aqui as pessoas são formais, até abriu meu anteprojeto de tese, meus e-mails enviados a ele e sem nenhuma formalidade, começou a exemplificar todos os erros que eu tinha cometido. Nossa, o homem me desestruturou completamente, me desconcertou. Falou-me com a sabedoria de um país que tem o quádruplo de idade que o meu, me falou com a voz de todos os habitantes da Espanha que odeiam todos os estrangeiros, foi completamente preconceituoso e arrogante, e no final, como se estivesse me fazendo uma gentileza me disse: “Si quieres puedo corregirlo para usted”. Como se fosse culpa minha não saber falar espanhol e que ele, como uma boa pessoa, iria me ensinar.

Sabe o que? O bom é ser brasileiro, escrever em português, ser pobre, mas limpinha, comer feijoada, sambar até amanhecer, ir a praia depois do trabalho, ser informal e poder gastar tudo em real que pelo menos dura três vezes mais.

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

é... dureza viver no meio de pessoas com a mente e o espírito tão velhos quanto o continente em q vivem... mas cabe a nós, profissionais q se usam de experiencias e referencias diversas pra fazer o q fazemos, saber ouvir de td e passar no nosso coador mental pra aproveitar só o q presta... ser brasileiro é bom, minha lingua é a melhor, minha comida é a melhor. vivo de sol, cores e gritos, e azar de quem se achar melhor q nós... mto azar mesmo! :)
bjos! logo vc volta!

6:16 AM  
Blogger Cris Gil said...

Clarita,
também acho que, apesar de ser difícil, usar o "coador mental" numas horas assim é fundamental. Além disso, não perder esse jeitim brasileiro de ser, de falar, não deixar de ser você mesma. Concordo com seu amigo... o azar é deles!
O que eu puder te ajudar você sabe... tô aqui pertim! Mas acho que nossa melhor resposta é continuar lutando, e provar para babacas como esse o quanto somos melhores... porque somos sim!
Beijo no coração, chuchu.
Ânimo... :)
PS.: E se rolar arroz amanhã... te maaaaaaaaato! :)

9:12 AM  
Blogger Janine Avelar said...

xuxu
to com a mesma vontade de voltar pra casa... pq estes catalaes tem que ser tao pouco amigáveis...

12:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

FODA-SE ELES!!!
UNS MERDAS QUE NÃO PRODUZEM NEM O QUE COMEM.
VC DIZ POBRE? FALA SÉRIO!
RICA DE ALMA E SABEDORIA!
RICA DE AMIGOS E FAMILIA!
RICA DE SABEDORIA E VIDA!
CALMA!
A VIDA TEM CERTOS OBSTÁCULOS MAS TENHA CALMA.
VOCÊ VAI CONSEGUIR!
BEIJÃO!!!
RODRIGO

1:30 PM  
Anonymous Anonymous said...

é... tem um povo que parece que passou a vida aprendendo a desestruturar os outros...

1:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Primaaaaaaaaa...
não se deixe abalar por causa desses idiotas... se acham cheios da razão....
Vc vai muito longe..isto é certo!!!
Te amo
beijos

3:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

Clarita, me desculpe, mas concordo em parte com os comentários. Não vou ficar aqui debatendo. Acredito sim que temos que ter um "coador de experiências", mas acho que você deve aprender com o que está sendo oferecido. A partir do momento que se escolheu viver num país que não é o seu, tem sim que aprender as regars do jogo, mas não tem que deixar pra traz suas raízes e tudo mais que você aprendeu no decorrer de sua vida. Acho que viajar, morar fora e tudo mais que podemos ver e aprender, faz parte de uma colcha de retalhos da sua formação. Acho que ele estava de dando uma "P" oportunidade de aprender a regar sem ter que passar por tantas porradas. Cara, a regra catalã é essa! aprende, faz um mix de tudo que você é e seja melhor do que eles! Só isso. Se querem te dar as armas para se infiltrar na sociedade Catalã... O q vc está esperando???? Aprende e ganha o jogo! No mais só te desejo todo o sucesso do mundo. Um grande beijo e vence essa causa!

5:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

By the way, esse título do seu Blog é Perfeito! É um ensinamento de vida! Parabéns!!!!

5:51 AM  
Anonymous Anonymous said...

Consertando:

" "P" oportunidade de aprender a REGRA sem ter que passar por tantas porradas."

5:53 AM  

Post a Comment

<< Home