Tuesday, May 15, 2007

Cadaques e Figueires....













































Pessoas mudam nossa vida, músicas nos trazem lembranças...
Num fim de semana, seu conceito de existência e felicidade pode mudar, os amigos de ontem se tornam os amigos de hoje, os amigos da importância, do riso, da felicidade e até mesmo lembrando lugares comuns da infância aonde nem se quer se conheciam.
Bom papo, boa música, boa bebida, comida e filmes.
Estar com vocês me deixou mais clara, viva, segura de mim e ter a certeza de que o que foi construído importa e muito para nós que compartilhamos juntos apenas dois dias.
Nos permitimos agregar sentimentos e recordações.
Como o prometido, estarei em Cadaques!

Thursday, May 03, 2007

3 para 1....

De que país eu venho? Um país considerado terceiro mundo antes da globalização e do fim da guerra fria, um país dolarizado com um alto índice de pobreza, violência e corrupção. Um país que lutou por sua democracia, que questionou os atos impostos por seus governantes, que sofreu calado, que tem uma diversidade incrível de línguas e diferenças sócias.
Um país de povo sofrido.

Em que país eu vivo? Um país de grandes universidades, cultura, educação e saúde para todos. Um país de primeiro mundo, da união européia, euros e Gaudi, Picasso e Dali. Um país sem diferencias sócias e de acesso fácil à cultura. Porém este país de sonhos é também um país onde seus jovens não criticam e nem questionam.

Algo curioso se passou hoje na minha aula de Design Editorial. Questionei o suposto método de ensino do meu professor argentino, famoso e consagrado no meio do design espanhol, onde suas aulas não beiram o senso do ridículo. Parênteses: sei que para alguns de vocês pode parecer mentira mais acreditem, me comportei muito bem, obrigada. A questão é: Como a turma se posicionou? Na verdade, levamos quase dois meses de aulas com esse indivíduo, todos boquiabertos com a tamanha estupidez e ninguém sequer a fazer nenhuma pergunta ou comentário. Ou seja, a turma se posiciona da mesma maneira ridícula que seu mestre, aleatórios a realidade e envolvidos no mundinho de fofocas e de qual é o melhor lugar para se fazer uma grande noitada.

O paradigma deste país é que eu já presenciei senhores a protestarem por não terem uma casa própria; panelada na rua para se tirar as prostitutas de bairros familiares; cartazes e passeatas em critica ao governo e transportes, porém o que se vê na minha universidade sao jovens apáticos que olham uma brasileira, no qual devem considerar louca e puta, questionar e querem entender que tipo de design editorial de corte e colagem este professor esta tentando ensinar. Como estes jovens estarão preparados para serem designers se não há o mínimo de interesse em questionar sobre o método de ensino banal de um professor? Será que não sentem a curiosidade de saber o porquê de aprendermos as “diversas” formas de se cortar uma revista a mão?

Creio que a apatia e a falta de curiosidade não têm nada haver com o tamanho da pobreza, riqueza, raça ou nível cultural, e sim com a necessidade que o mundo te impõe. Por ser brasileira, fudida, estrangeira, considerada mulher fácil e ter um país que esta longe de fazer parte da União Européia, me faz questionar, entender e aprender.

Não ganho em euros, mas minha curiosidade vale mais do que três para um.

Wednesday, May 02, 2007

IX Festival de Cine Asiático de Barcelona....


De verdade, essas coisas só existem aqui !!!!