Thursday, September 13, 2007

universo onírico......


Sonho: conjunto de idéias ou imagens, de ordem confusa e disparatada que se apresenta ao espírito durante o sono. Desde pequena sempre tive sonhos confusos que se misturavam com a realidade, até hoje me pego pensando em coisas que não sei se vivi exatamente ou se foram produto da minha mente um tanto criativa.

Acho que até mais ou menos 12 anos, o sonho e a realidade se misturavam. O sonho de ter coisas e pessoas e a realidade que existe de fato, da qualidade de ser real. Aquela ordinária realidade assassina. No sonho, eu poderia ter quem eu quisesse; fazer o que eu quisesse e ser quem eu quisesse. A garota mais bonita da escola, a mais inteligente, a mais rica, imaginar um emprego dos sonhos, a viagem perfeita, o príncipe encantado. Só bastava sonhar, nem precisava fechar os olhos.

O sonho é uma produção do ser humano, nos acompanha por toda a vida, mas quanto mais velho nos tornamos menos ele nos encanta. Na verdade, ele se transforma, passa de sonho a desejo. “Ai, meu sonho é ter um carro com ar condicionado”. Não que não seja possível ter um carro com ar condicionado, mas ao invés de ser um sonho, vira um desejo e desejar é mais palpável que lúdico. Perdemos uma parte infantil e convivemos, como em uma ferida exposta, num mundo cruel e real onde os sonhos se tornam objetos de desejo e poder.

Num mundo tão individualista, onde a maioria dos nossos sonhos não materiais dependem de um parceiro que queira sonhar junto, ainda me agarro nos meus sonhos inocentes. Amo quando eles aparecem na minha cabeça, amo passar o dia pensando naquela pessoa do sonho bom, amo poder ter quem eu quero e ser amada por aquele que na realidade prefere sonhar separado que desejar estar junto.